Buscar

Moradores da região de Maringá podem participar de audiência pública sobre plano metropolitano

Encontro é aberto à participação popular e acontece dia 11 de maio, a partir das 14h30. Será presencial em Maringá e pela internet com pontos de apoio nos municípios. Esta é a terceira fase da elaboração do PDUI da região.

Fotografia da Catedral de Maringá, em formato cônico, com a praça, árvores e prédios envolta.
Audiência Pública avança o debate sobre o desenvolvimento da Região Metropolitana de Maringá. | Foto: Geraldo Bubniak / AEN

A audiência pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Maringá (RMM) será no dia 11 de maio, com início às 14h30, aberta à participação popular.


Os moradores dos 26 municípios que compõem a região poderão participar com opinião e sugestões. O encontro será em formato híbrido: presencial na Câmara de Vereadores de Maringá e pela internet, com pontos de apoio em cada município. A transmissão poderá ser acessada por este link. As prefeituras disponibilizarão locais onde seus cidadãos poderão acompanhar as apresentações e participar.


O evento é promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas e pelo Serviço Social Autônomo Paranacidade.


A elaboração do PDUI da Região Metropolitana de Maringá está na terceira fase, que é a de definição das diretrizes e propostas para a RMM nas áreas do meio ambiente, transporte, mobilidade e uso e ocupação do solo. Nas fases anteriores, foram apresentados os planos de trabalho para o desenvolvimento do PDUI e de mobilização dos municípios (fase um); além de identificação dos municípios do Recorte Metropolitano (fase dois).


O processo prevê mais três fases: a de definição dos procedimentos de implantação dos projetos a serem realizados na região (fase quatro), a da criação do modelo de Governança Interfederativa, que terá a participação dos municípios, inclusive orçamentária (fase cinco) e a consolidação do modelo de governança pela implantação da Instituição Interfederativa e a complementação do PDUI (fase seis). A previsão é de conclusão até o fim de 2022.


Os debates da Audiência Pública vão contribuir diretamente para a elaboração do PDUI, em atenção ao Estatuto da Metrópole (Lei Federal n° 13.089/2015). Os relatórios para Consulta Pública podem ser acessados no site do PDUI.


Serviço:


Primeira Audiência Pública do PDUI da Região de Maringá


Data: 11 de maio de 2022


Horário: 14h30


Local Sede: Câmara de Vereadores de Maringá


Av. Papa João XXIII, 239 – Zona 2, Maringá – PR


Mais informações: www.pduimaringa.com.br/audiencia


Transmissão: https://bit.ly/PDUI-RMM *Reportagem da Agência Estadual de Notícias