Buscar

Maringá e Londrina têm audiências sobre integração metropolitana nesta semana



Os dois encontros terão formato híbrido, com debates presenciais e participação da população pela internet. Serão discutidos os Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado para as respectivas regiões metropolitanas.


As Regiões Metropolitanas de Londrina e Maringá dão mais um passo na elaboração dos seus respectivos Planos de Desenvolvimento Integrado (PDUIs) com a realização, nesta semana, das audiências públicas abertas à participação da população. Ambos os encontros terão formato híbrido, com debates presenciais e pela internet. A audiência da Região Metropolitana de Londrina acontece nesta terça (10), com transmissão AQUI. A da Região de Maringá será na quarta-feira (11) com transmissão neste LINK.


As reuniões são realizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu) e iniciam a terceira fase da elaboração dos PDUIs. Neste estágio serão definidas as diretrizes e propostas para cada região, de acordo com as Funções Públicas de Interesse Comum percebidas para as demandas ligadas ao meio ambiente, transporte, mobilidade, uso e ocupação do solo.


“É importante ressaltar a importância da participação popular nos debates, já que todos os municípios, de cada região, terão suas intervenções consideradas na elaboração dos Planos”, afirma o analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade e fiscal designado para a execução do contrato de elaboração dos PDUIs, Geraldo Luiz Farias.


A participação dos cidadãos não será restrita ao período das audiências públicas. Propostas e sugestões serão aceitas por um prazo de até 15 dias, a contar da realização dos encontros. Os estudos prosseguem depois da apresentação dos Planos de Trabalho para a elaboração dos PDUIs, da mobilização dos municípios para participação e da identificação dos municípios dos recortes Metropolitanos – itens realizados em fases anteriores do processo.


Três outras fases acontecerão, na sequência, para definir os procedimentos para os projetos a serem implantados nas respectivas regiões, a criação do modelo de governança e implantação da Instituição Interfederativa, além da consolidação do PDUI. A previsão de conclusão é até o fim de 2022. Os relatórios para Consulta Pública, com as etapas anteriores, podem ser acessados no site da Sedu, do Paranacidade e dos PDUIs (www.pduilondrina.com.br e www.pduimaringa.com.br).


Reportagem da Agência Estadual de Notícias